quinta-feira, 13 de junho de 2013

Assim se fala em S. Miguel


A identidade própria do modo de falar micaelense está presente não só no seu sotaque típico, mas também na riqueza de palavras e expressões  populares  que, juntamente com alguns aspectos gramaticais, como o o uso intensivo do gerúndio, lhe conferem  um colorido expressivo único.

Alguém mais atrevido, safado ou velhaco é um corisco,  se é  desleixado  ou  desajeitado  é mal-amanhado, é um corisco mal-amanhado! Se se trata de alguém de quem não se gosta é um  corisco negro, um vargalho, um  laparoso e se a intenção é  insultar e chamar nomes  é um  babou,um baboso, um atoleimado, um zabela, um  naiã (naião)  que  o quer é mamá (mamar)!  Mas se é  um amigo do peito, é um  braçado e se é  muito querido, é um  binsuado (abençoado) ou um sagrado. Diabo é diacho e dianho.

Se alguém está  a maçar, está  atramoçando  ou está cegando e quando não estão para  o aturar  dizem que não o vão sofrer. Moer a paciência é seringar, meter-se com alguém é intenicar e uma pessoa que chateia é cegona.

Alarmar é desinquietar,  andar numa roda viva é andar numa dobadoira   deixar é largar da mão. Se fica calado e sem saber o que dizer fica embatocado, se tem cautela  fica na retranca. Ficar de olhos em bico é  ficar de olhos arregalados  e se se habitua a fazer algo, fica avezado.

Sabedoria é sabedura , palermices e conversas parvas são baboseiras,  não ter juízo é não ter tarelo e  falta de juízo é destarelo. Do tolo dizem que não é muito discreto, se é  discreto e sensato dizem  que é arrematado  e  se  dizem que é discreto é porque  é esperto e  inteligente. Se é  parvo e  não atina, é  palhoco, paspalhão  ou patrazana, se é ingénuo é trouxa e  se é  burro dizem que é arruda da cabeça.

Disparate e falta de propósitos  é desarremate,  disparatado e impetuoso  é desarrematado, e uma mulher d’arremate e  da sua porta para dentro   é uma mulher sensata, ordenada na sua vida.  Quem  anda  desatinado  anda  desarido, se  está maluco está  pegado da cabeça ou cismado, pronto para ir para o  Egipto, como chamam ao manicómio.

Em vez de gemer com dores dizem ganir com dores.  Palavrão é má-língua, descarado  é bispeta, inconveniente é desabusado e mariola é mormo.  Quem é sociável  é dado e quem é teimoso é teso da verga. Quem é acanhado é bicho do buraco e quem  anda triste e abatido  anda esmorecidinho de todo.
Pessoa má é  ruim e se não te fala está ruim contigo. Se anda  mal disposto anda embezerrado e  se anda  amuado   anda de beiças.  Um estroina é arrebentado da cabeça  e se é cabeça no ar  é varela da cabeça. Andar perdido de amores é andar embeiçado e se anda no namoro  anda no derriço.   Se  está metido em trabalhos  está  encalacrado, e se é bem comportado e educado dizem que é bensinado (bem ensinado). Fazer um mandado é fazer um recado e  não ter  necessidade é não ter precisão

As amantes são amigas e  se vivem juntos sem serem casados são ameigados (amigados).  Ao  marido  chamam  “o meu”  e à  esposa   “a minha”.  As sogras são as madrinhas  e  os idosos são tios e tias. A  uma desconhecida  chamam  “Ti’ áquela”  e ir visitar a tia é ir à da tia. Para pedir a benção dizem  “Subença!”

Ao baloiço chamam  arredouça e quando não sabem para onde se virar  andam com a cabeça numa arredouça. Quem  anda  desconfiado anda   malino e quem  as  faz pela calada é moquenco.  Baixar é arriar, agachar-se é amouchardar couces  é escoucinhar. 

Dizem a tenda do barbeiro e do sapateiro,   um homem com ofício é um mestre e as ferramenta são os apetrechos. Se não tem jeito é aselha e se é coisa mal feita é emplastro.  Trapaceiro é trafulha  e se  é um patife é um  gabiru(um). Surripiar é garimpar, roubalheira é ladroage (ladroageme gente que não presta  é farelage (farelagem).

Aos problemas  chamam molestas (moléstias) e  se  não há problema  dizem que não há  moléstia nenhuma. Depressa é numa arage (aragem) , se vai a correr  vai  na guita, fugir ou safar-se é pisgar-se e  de uma só vez  é de uma vezada. Um grande transtorno é uma grande espiga, pouco é poucachinho,  uma coisinha de nada  é uma nisca  ou  niquinha ,  muito é  podris  (poderios) e se está  muito cheio, está  acaculado (acogulado).

Desmaio é fanico, flatulência é flato e com falta de ar é aflatado. Estar  constipado, é ter defluxo, vomitar é lançar e  ter diarreia é ter soltura.  Uma doença  pequena pode ser  um  malzinho  e  medicamento caseiro é mezinha. Os rins são as cruzes  e se tem dor de rins, tem  dor nas cruzes. Inchaço é mamelão, uma ferida é uma pisadela se tem a cara arranhada está com a cara esgatanhada. Se está a sangrar, está  botando picos de sangue e  quando  está a magoar dizem que está pisando.

Quem está   bem  está-se consolando ou arregalando e  quando a situação  é insuportável dizem  que  é de arder.  Se sabem que alguém não vai bem, perguntam se se está  aguentando  e se querem dar uma força   dizem “Aguenta-te sempre!”.  Quando  a  vida não  corre mal, vais-se amanhando  ou  vais-se safando, mas  se  dizem que estás  bem amanhado é porque estás lixado.

Cabeça é toutiço, e o nariz as ventas. Quando   te ameaçam  com uma tareia dizem que te  vão partir as ventas  ou escarolar todo e se  te insultam  furiosos  dizem  “Fogo  te abrase!”. Bater em alguém é  cabedar  e  levar uma tareia é  levar um enxerto.  Vara é vardasca e bater com uma vara é verdascar. 

Em vez de “haveria” dizem “havera”  (houvera) e  se  o cão morde , dizem  que  o cão pega.  Corrente de ar é vento encanado, ao tempo  ruim chamam cadelo, tempo abafado e húmido  é  mornaça e ao vento frio do nordeste chamam mata vacas. Lama é lameiro e se está  enlameado, está  enlameirado. Parar de chover é escampar  e se está um nevoeiro cerrado dizem que está cheio de neve. Para se abrigarem da chuva põem uma saca pelo capelo.

Surdo é  mouco,  sorrateiro é lapareiro, malvado é  desalmado, atinar é botar sintido (sentido) e  pôr-se a caminho é   botar-se a caminho,  também dizem botar sentido , botar faladura e botar contas à vidaFazer troça é fazer escárno (escárnio) e do trocista dizem escarnento. Ficar furioso  é ficar danado, ter raiva é ter reixa,  ter paciência é  ter aço e ter preguiça é ter lazeira.   Para  mandar  embora, dizem  “Arreda-te daqui para fora!”  e  para arredar dizem  Foge diante! (de diante)”

À  esquina  e ao largo chamam  canto e uma  tribuna é  um palanquim. Destruido é esborralhado,  cordéis são atilhos e fita  é cardaço.  Ao pénis  chamam blica , à vagina pinta, ao rabo rabichel, às costelas aduelas   e os  lábios são beiços. Levar uma chapada é levar uma mão de beiçosDe pernas abertas é escarrapachado, de pernas amarradas  é  peado.  Coisa fraca,  ou pouco resistente é melindrosa e   ao toque de finados chamam sinais

Nas vendas o vinho bebe-se  aos meizinhos e vende-se ao quartilho e  à meia canada. O álcoool e o azeite  vendem-se ao dezasseis. A  aguardente, o escachado e o abafado  bebem-se aos calzinhos e  um calzinho pela manhã é o mata-bicho. A aguardente de vinho da região é aguardente da terra e o vinho é de cheiro, se é vinho do continente chamam-no  tinto. Ao mosto chamam vinho doce. Se está borracho  dizem que já vai quente. Um maço de cigarros é uma carteira e uma pacote de dez maços uma cabeça.

Chegar perto é chegar rente  e se está junto, está apegado. Um ninho é um ninheiro, canicão é erva daninha, as hostênsias são novelãs e os restos de comida para o porco são as lavages (lavagens) Guardar é arrecadar, espreitar é bispar ou espiolhar, estar à espreita é estar à coca e  aparecer é assomar. Estar atento  é dar fé,  empatar é  engonhar  e destruir é escangalhar. Ir direito a é  embicar, estrangular  é esganar , apertar é espichar, descascar  é esburgar   borbulhar é babujar.  Lamber é lambuzar, sujar é besuntar pegasojo é peganhento. 

Em  vez de “Ora essa!”, dizem Ó’messa! e  a  uma  grande parvoíce respondem  “T’á asno!”.  “Quem me dera ...”  é  “Quem  me caçara...”“Deus me  livre!” é  Pelo’ê!” , De qualquer forma”  é  “Assim c’má'sim  e ” Por causa de”  é “Por mor de”.   Em vez de Enganas-te!”  dizem  “’T’ás mal enganado!”,  em vez de “Acontece que...”  dizem  Segue-se que...  e dizem Olariques!” em vez de “Olaré!”.   “ Por exemplo ...”  é  “Em comparação...” , e  para perguntarem onde está, dizem   “C’á dele?. “Haja saúde!” é uma saudação vulgar, “Filhas credo!” é uma exclamação de surpresa,  e “Pois alevá!” de resignação. Exclamam  “Pudera!” se é evidente e  “Já se sabe!”  se  a coisa é certa. Se  é mesmo a sério, dizem que é  mesmo de veras,  se não te aconteceu como contavas,  dizem que te mijou o cão no caminho. Pintar a manta é  pintar o caneco,  ir lá-lá é dar um passeio às crianças e ter no sentido é ter na memória.

Aldeia  é  freguesia e  não dizem  “da minha terra”, mas “da minha freguesia”. Quem  é  do campo é  de fora-da-cidade e um  amigo de infância é da mesma criação. Quem não  tem  sotaque  de S. Miguel   fala  à moda, quem é  de outra ilha é  das ilhas,  os do continente são  de Lisboa  e os  Americanos são  calafonas.  Se é da Água de Pau é donde a porca furou o pico e se é da Vila Franca é da Vila. Os de Santa Maria são cagarros e os  da Terceira  rabos tortos.  Se é bem falante,  é uma língua destravada ou cheio de palheta ,  cheio de graça é cheio de pilera, um fala barato  é uma língua destramelada  e de quem  está  sempre  a repetir o  mesmo dizem que é como  a música da Relva, o mesmo e mais forte.  Sempre a mesma coisa é o mesmo ramerrão.

Aos  terrenos chamam  terras e  as terras são  medidas às quartas,  aos alqueires e às varas.  De um terreno que confronta com outro dizem que entesta. Trabalhar no campo é  trabalhar na terra. Uma enchada é um  sacho,  mondar é sachar, estrume é esterco  e estrumar é estercar. Fazer sementeira de Outono para enriquecer a terra é outonar. À horta  chamam quintal, um campo pequeno é um  cerrado,  uma pastagem é um pasto,  as chãs são fajãs, e as vinhas na encosta  são as rochas. As  ribeiras são grotas, se é uma grota pequena é um grotilhão,  os caminhos terreiros  são canadas e em vez de  pocilga  dizem pátio do porco. Ao  palheiro chamam cafuão, as tocas são louras.

Transportar é acartar e uma carga é um carreto.  Para transportar cargas no burro usam um seirão e para carregar a carroça  uma a sebe e fuêros (fueiros).  Levar uma fuêrada (fueirada) é levar  uma pancada com um pau. Um canguite é para atrelar uma parelha de bois na carroça,  uma brocha  é para amarrar a canga ao pescoço do boi e os utensílios para atrelar o cavalo na carroça são os arreios. Se montam a cavalo com uma albarda, sentam-se de lado  e andam a cavalo numa carroça, numa camioneta ou  num automóvel.

As vacas são as reses e aos novilhos chamam gueixos. Um gueixo de cobrição é um toiro, uma vaca ainda não parida é uma gueixa, se está cheia é porque está prenha e se está coberta   é porque já tomou boi. Se vão tratar dos geixos, dizem que vão  para os gueixos e se vão  tratar das vacas,  vão  para as vacas. Ordenhar as vacas é mamar as vacas. O úbero da vaca é o mojo e uma vaca sem cornos é moucha. Bilha de leite é latão, se  é pequena  é uma  lata.  Um leitão é um  marrão,  um ratinho  um morganho,  uma doninha  uma comadrinha e as gaivotas são garças.  Éguas cavalos e mulas  são  bestas,  patos e gansos  são marrecos,  teias de aranha são paranhos e  qualquer pássaro é um melro.

Jardineiras são  alvarozes, camisola  é suéra, casaco é jaqueta, peúgas são  soquetes,  boina  é pirata , cuecas de senhora são calcinhas e  um pano velho é uma rodilha. Asa de brinco é arça,  calçado artesanal de madeira são  galochas,  se são mais simples são tamancos ou tarolas, sandálias artesanais são  albarcas  (alpercatas),  chinelos são  sulipas e  botas  de borracha  são botas  de cano. O  autocarro  é a camioneta, o  táxi  é  carro de praça e  o motorista  é o  choufér. 

Fardos de palha são malotes, os pés do milho são milheiros e  os sabugos  carrilhos. As  maçarocas são  amarradas em manchos e penduradas para secar em toldas, com os milheiros  fazem o fescal (frascal) da arribana. Lenha miúda são gravetos e  um feixe é um molhe. Tábuas de refugo são costaneira e à  serradura chamam  farelo de serra.

Se a cor é forte é  arregalada, se é cor de laranja é amarelo torrado e se é grenat é cor de cravo. Bodum é cheiro forte a bode, fedor é mau cheiro.  Em vez de  “Que pivete!”, dizem  “Que peste!”  e se tem ar de enjoado é  fedorento.  Entretanto é entrementes, enquanto  é  imentes e em vez de então dizem entancesSair do trabalho é despegar o trabalho, trabalhar à jorna é dar dias e o salário é a féria.

Coisa linda é coisa asseada, bem vestido é aperaltado, enfezado é entanguido.  Se não está decente dizem que  está descomposto e se está está despido  está  em couro. Se está cheio de fome  tem  fome negra ou está esganado, mas quando dizem que é esganado é porque  é  interesseiro ou sovina. Se não tem apetite é  biqueiro.
      
Pessoa gorda é begoucha,  um rapazinho é uma nisca de gente, mulher pequena é piorra, se é estouvada é arvela e se é de má fama é um testo.  Uma  boazona é uma bela fema ou uma  bezuga e se é  bonita é requinha (riquinha). Uma inquietação é  apoquentação, uma zanga e uma briga é uma arenga e uma bulha, uma confusão um deremunho, uma arressaca , um leilão ou um chamatão e um  tumulto  um alevante.

Guardam a  água em talhões, a banha em boiões, salgam a carne e as pimentas em balsas e os chouriços e as morcelas são fumados em sarilhos.  gua espalhada pelo chão é alagariça, uma torneira é uma fonte, um balde de madeira uma selha, os fósforos são palitos,  acendalha dos candeiros e dos esqueiros é  torcidaas molas de roupa  pregadeiras  e passar  a ferro  é correr roupa. Aos desenhos animados chamam  macaquinhos, às  histórias  casos e àmentiras petas,

Cacos são testos,  os afazerers são os terminos, uma forma para bolos é uma pana, uma esfregona   uma mapa e à arca congeladora chamam friza. Os charros assam-se na sertã.  Bolos de massa frita são malassadas, as vísceras dos animais é a fressura, caçoula é guizado com as miudezas do porco (bofe, coração, fígado, baço) , debulho é cozinhado de sangue de porco, figado, cebola, salsa e condimentos, as batatas escoadas são cozidas com pimenta e sal, ao chá de Lúcia-lima chamam Maria Luísa, às  papas de carolo também chamam  papas de cachão, papichas são as bolas de farinha para as couves com massa,  uma carcaça é um  papo-seco,  banha é graxa, gordura é  unto e barrar o pão é untar o pão. Ao tubérculo do jarro do campo chamam serpentina e comem-nas cozidas com àgua e sal ou esfarelam-nas para fazer papas de serpentina. Dizem frigir em vez  fritar,  sopas de pão é  pão migado e  conduto é o que come com o pão. Pastilhas elásticas são  gamas, rebuçados são  candiles,

Sótão é falsa, toucador é psiché, mesinha de cabeceira é escaparate mesão de cozinha é pial,  portinhola de ripas é cancela, trinco de madeira é  tramela e um lavatório de ferro é uma aranha.  Ao penico chamam bacio, à chupeta bico e a uma esteira capacho.  Dormir  no chão é dormir a lastro, um travesseiro é um cabeçal, a uma cama de ferro chamam barra e a uma cama de rede esporim.  O balcão de um estabelecimento comercial é o mostrador.

Atirar é aboar, trepar é guindar, constar é zoar, congeminar  é indrominar, tropeçar é dar topadas e correr desenfreadamente é correr como um desalvorado.  Arranjar é amanhar, mas  se  diz que precisa de se ir arranjar é porque precisa de ir à retrete.  Se anda com grande vontade,  anda  deserto ou está  com ganas  e se gosta muito de  uma coisa   pela-se por ela. Às danças chamam balhos,  à  gaita  charamela e as cantigas dos populares  são modinhas.

Confissão é desobriga  encosta é  ladeira,  acima  é arriba e em vez de além do mais, dizem   ainda por riba.  Ir em frente é ir adiante, comprar é mercar, andar à procura é andar à cata. Dar cabo de alguma coisa é  escarolar, desaparecer é sumir-se, esconder-se é  encafuar-se, inventar é  enjorcar.  Em vez de pensar  dizem cuidar, se não acerta dizem que  não encarreira e se está mal dito ou mal pronunciado,  está estropiado

Ao Epírito Santo  chamam simplesmente O Divino e ao símbolo na bandeira a Pombinha. As festas do Espírito Santo, as mais populares dos Açores, são os Impérios e quem as organiza são os mordomos. Ao cortejo do Espírito Santo e à cerimónia de concessão da graça do Espírito Santo na Igreja chamam Coroação, ao almoço do mordomo chamam Sopas do Espírito Santo, as ofertas  do espirito santo (carne,  massa sovada,  pão e vinho) são as pensões e os grupos de cantares do Espírito Santo são a Folia. O sorteio das domingas do Espirito Santo são as sortes, mas ir às sortes é ir à inspecção para a tropa. Aos foguetes chamam roqueiras, os que têm um rebentamento mais forte são bombãs,  e ao fogo de artifício chamam roqueiras de lágrimas. Se a festa é grande é de mandar peso.

Ao escudo chamavam pataca, cinquenta centavos  eram seis tostãs  (tostões),  vinte centavos uma serrilha, dez centavos seis vintãs (vinténs). Assim o diz estas quadras populares:
Menino se sabeis ler/ Fazei-me bem esta conta/ Quatrocentos guardanapos/Seis vinténs em cada ponta.
Ó  minha rica menina/ Sou embaixador das ilhas./ Quatrocentos guardanapos/São oitocentas serrilhas.

Há também uma enorme variedade de palavras e expressões populares que são fruto de deformações linguísticas oriundas da língua falada. São exemplos: aguentar, aguerrar, ajuntar, alembrar, alevantar, alomear, amandar, esmirrar, arrebentar, arrecear. arreceber,  arrecuar, assuceder,  assentar,  assoprar,  assubir, estralar
açucre, amarcano,  impanho, intances,  inté, papeles, selada

Muitas destas palavras e expressões estão presentes nas modinhas do folclore local, como nestas sextilhas humorísticas do Pezinho da Vila:

Fui à Água de Pau
O vinho não era mau
Sete vezes molhei o bico
Diga  lá T’i Maria
Se foi nesta freguesia
C’a porqca furou o pico.

Nasci numa sexta-feira
Com bigode e cabeleira
M´ás parecia um anti-Cristo
Qu’inté o Sr. padre cura
Qu´é home de sabedura
Nunca tal havera visto.

Minha sogra tem-me reixa
Que de mim foi fazer queixa
À vila da Povoação
Por eu ter chamado à filha
Papo-seco de serrilha
Bom petisco da manhã.

Eu fui à beira da rocha
De sapato e uma galocha
Ver se o mar estava manso
Encontrei uma garoupa
Toda enrolada em roupa
A dormir no seu descanso.

A filha da tia torta
Que não entra, fica à porta
Foi ter comigo ao moinho.
Atirei-lhe uma palanca
Acertei-lhe certo na anca
Vai-te burra p’ró caminho.

Eu venho lá dos Arrifes
A comer pão com bifes
E tamã galinha assada
Rapá não m’atramósses
C’agora só tanh’é ossos
Tu daqui não levas nada.

1 comentário: